quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Você tem 5 reais sobrando?


Tá. Eu não sei como começar uma campanha para angariar fundos e ajudar uma pessoa que está precisando... Mas sinto que posso fazer alguma coisa. Então, pensei: se das 150 pessoas que me visitaram ontem até as seis horas da tarde, metade tiver cinco reais, dos quais possa abrir mão para ajudar alguém que precisa operar mas não tem o dinheiro, quem sabe a gente possa ajudar... Teríamos R$ 375,00.

Angela é u'a mulher como tantas outras que existem no mundo. Brasileira, trabalhadora, e não desiste nunca... embora esteja começando a desanimar. Há pouco tempo, descobriu que o enorme caroço que vem crescendo na sua região abdominal é um cisto, e junto com a notícia, veio a de que há também um pólipo no útero. Ela trabalha, mas seu salário vem sendo consumido pelos medicamentos (contra as dores, inclusive) e consultas.

Angela será operada dia 17 de outubro, numa clínica particular (ClinLife), pelas mãos da Drª. Maria Cassia. E antes que você me pergunte: "Por que ela não faz a cirurgia pelo SUS??", eu lhe digo: o Sistema Único de Saúde que existe neste país, para o qual eu, você, Angela e os milhões de trabalhadores brasileiros contribuímos, escolhe o tipo de atendimento que vai prestar ao contribuinte; o SUS não faz esse tipo de cirurgia, no lugar onde Angela mora - interior do Pará. Pois é...

Ela vai operar pela fé. Pela fé, porque não tem os recursos necessários para bancar duas cirurgias, que totalizam R$ 8.000,00. Conversou com a médica, explicou sua situação, pediu que fizesse tudo pelo menor valor que pudesse e conseguiu reduzir para três mil reais. Angela tinha R$ 1.000,00, mas foi necessário fazer um exame chamado "ressonância pélvica", que lhe custou exatamente esse valor. Já conseguiu levantar outros setecentos reais, mas ainda faltam dois mil e trezentos...

Então eu pensei naqueles R$ 375,00 que a gente conseguiria se apenas 75 pessoas quisessem doar R$ 5,00... E pensei que, sendo assim, se cada um desses 75 doadores conseguisse mais uma pessoa que doasse outros cinco reais, seriam mais R$ 375,00, e numa progressão aritmética logo teríamos juntado os R$ 2.300,00 faltantes...

Na verdade, se pelos próximos dez dias 46 pessoas doarem cinco reais, teremos a quantia exata que falta para ajudar Angela.

Essa iniciativa de um gesto solidário não partiu de mim. Li um post no blog da Julia, do "etc e tal", e me comovi com a história da Angela. Daí, fui visitar o seu blog (O Milagre da Vida), mandei um e-mail e ela me respondeu, sentindo-se "tão envergonhada", mas feliz por perceber que há pessoas que estão se importando, pessoas que "não precisam tocar fisicamente alguém, para ajudar e para desenvolver o sentimento de compaixão..."

Se você puder ajudar, ajude!

Se não tiver cinco reais, tente encontrar alguém que tenha e que possa doar...
Angela me escreveu falando de sentir-se envergonhada, e terminou o e-mail dizendo que o post que escrevera em seu blog era apenas um desabafo, mas que, de fato, encontra-se preocupada, pois a cirurgia não pode mais ser adiada e o dinheiro não aparece... Ao final, ela me disse o seguinte: "Eu creio que Deus irá fazer a vontade d'Ele... Obrigada do fundo do meu coração, mas só me ajude se Deus tocar em vc e vc tiver certeza do que vc está fazendo..."

Se eu estou aqui, meus queridos, acho que é porque Deus tocou meu coração...
E se Ele também tocar o seu, reproduza esta idéia, faça repercutir esse gesto, seja solidário da forma que você puder, porque isso é amor.


Angela Maria da Silva Ribeiro - CPF n. 675.491.522-68
Ag. 3607-2 CP 19479-4 Banco do Brasil.

(conta poupança - número da variação da poupança, para quem transferir pelo BB: 1)

Se quiser falar diretamente com ela, anote o e-mail: angela1msr@gmail.com

Um grande abraço!


"Deus não vai perguntar que tipo de carro você costumava dirigir,
mas vai perguntar quantas pessoas que necessitavam de ajuda você transportou.

Deus não vai perguntar qual o tamanho da sua casa,
mas vai perguntar quantas pessoas você abrigou nela.

Deus não vai fazer perguntas sobre as roupas do seu armário,
mas vai perguntar quantas pessoas você ajudou a vestir.

Deus não vai perguntar o montante de seus bens materiais,
mas vai perguntar em que medida eles ditaram sua vida.

Deus não vai perguntar qual foi o seu maior salário,
mas vai perguntar se você comprometeu o seu caráter para obtê-lo.

Deus não vai perguntar quantas promoções você recebeu,
mas vai perguntar de que forma você promoveu outros.

Deus não vai perguntar qual foi o título do cargo que você ocupava,
mas vai perguntar se você desempenhou o seu trabalho com o melhor de suas habilidades.

Deus não vai perguntar quantos amigos você teve,
mas vai perguntar para quantas pessoas você foi amigo.

Deus não vai perguntar o que você fez para proteger seus direitos,
mas vai perguntar o que você fez para garantir os direitos dos outros.

Deus não vai perguntar em que bairro você morou,
mas vai perguntar como você tratou seus vizinhos.

E eu me pergunto:
que tipo de respostas terei para dar?"

46 comentários:

Mônica disse...

R$ 5,00 a mais para ela farão mais diferença do que a menos para mim....conte comigo, boneca!

Custódia C. disse...

5 reais é igual a 1 euro e sessenta e oito cêntimos.
Fica a informação para o pessoal daqui :)

Suzi disse...

Que bom, Mumumu!! Que bom poder contar contigo também!
:)

Henrique disse...

eae mocinha..entao pode deixar sim, vamos divulgar essa ideia e fazer o possivel pra que tudo corra com tem ki ser....
bjuss...volte mais no velhas palaras..
inte!!

Suzi disse...

Isso, Custódia. E cerca de 2 dólares americanos.
Apenas isso. Mas pode fazer uma grande diferença para a Angela!

Suzi disse...

Valeu, Old Bird!!
Que beleza poder contar com você também nessa empreitada!

(voltarei, sim, pode deixar!)

Anônimo disse...

Eu já tinha lido rapidamente esse post... e vou fazer a transferencia agora mesmo... Pode contar comigo!
Beijão!

Suzi disse...

Que beleza, Danny, poder contar com você. Deus abençoe sua vida e sua família! E nos dê, a todos, saúde.

Anônimo disse...

Cinco reais...de cinco em cinco Angela ficará curada, se Deus quiser [e ele quer]

lindo dia bunita
beijos

Anônimo disse...

Tamos nessa.
Mas não esqueça de ir dando notícias sobre a recuperação da Angela.

Amigao disse...

Conte comigo. Também vou participar da campanha. Amanhã vou postar este seu texto no meu blog certo?

Beijão

Suzi disse...

Pois é, Marcinha! "A união faz a força"!
Valeu pelo espírito solidário!

Suzi disse...

Pode deixar, Cristina. Ela mesma ficou de postar notícias, lá no "O Milagre da Vida". Vamos acompanhar!!
Grande abraço, seja bem-vinda por aqui, e muito grata por também ajudar!

Suzi disse...

Beleza, Amigão!
Chico já cantava que "todos juntos somos fortes"!

Grande abraço e será ótima, sua divulgação!

Luís F. disse...

Nos dias que correm, este é um gesto muito nobre. Na impossibilidade de participar, desejo que corra tudo bem com a Ângela, aliás, com esta corrente positiva, VAI correr tudo bem!!!!

Anônimo disse...

Oi, Suzi!
Vc. não me conhece (sou tio da Janaina, de Goiânia)e moro aqui no Rio. Conte comigo! Meu cachorrinho vai retirar,agora, os pontos da operação a que foi submetido, mas até amanhã, no máximo, terei depositado talvez mais de R$. 5,00 e repassado sua mensagem para meus amigos. Parabéns pela iniciativa.

Estava Perdida no Mar disse...

Oi, Suzi.
Conte comigo.
Vou dar a grana e ainda mandei o mail para toda a minha lista.
Beijos

Suzi disse...

Valeu, Luís F.!
O dinheiro ajuda a pagar a cirurgia; os bons pensamentos, as palavras de fé, carinho, força, curam a alma.
Muito grata por ajudar, daí de tão longe.
;)

Suzi disse...

Oi, Tio Tom! (posso chamá-lo de tio também?)
Que bom recebê-lo aqui e perceber que a corrente do bem está crescendo e que o espírito de solidariedade não tem fronteiras!
Espero que seu cachorrinho esteja bem, que se recupere da cirurgia, assim como vai acontecer também com a Angela, daqui a alguns dias, pela graça do nosso bom Deus e com a ajuda de tanta gente bacana que se prontificou a ajudá-la, mesmo sem conhecê-la.
Isso é amor. Desinteressado, incondicional. Amor por amar.
Que Deus nos abençoe!

E volte por aqui sempre que quiser, Tio Tom!

Suzi disse...

Que legal, Perdida!
Para as transferências bancárias, é preciso informar o CPF. Para depósitos direto no caixa acho que não é preciso, mas de todo modo, é bom anotar, viu?
Um beijo e que haja tantas outras gentes amoráveis na sua lista!

Anônimo disse...

Brigadão, Suzi, pela acolhida, e é claro que pode chamar-me de tio, sem o menor problema. Agora, é rezar pelo bem-estar da Ângela e torcer para tudo dar certo.
Abraços,
Tio Tom.

Suzi disse...

:)

Dulce Miller disse...

Suzi, meu post de amanhã terá um link para o seu, ok?
Conte comigo!

Parabéns pela iniciativa.

Boa noite, beijos!

Citadino Kane disse...

Oi Suzi!
É claro que podes contar comigo, tô dentro!!!
Vamos esticar a mão para a nossa amiga, né?!
Beijos,
Pedro

Anônimo disse...

sexta-feira vou passar no Banco do Brasil e vou levar os 5 reais

Camila disse...

Bom dia, Suzi. Sei que nunca havia comentado aqui no seu blog, mas vi um link pra esse post no blog da Du e me senti na liberdade de colocar um link no meu post de hoje pra cá também, tá? Tirando por esse seu gesto, acho que não vai se incomodar. Estou só tentando fazem minha parte também.

Parabéns pela iniciatica!
O mundo precisa de mais gestos assim.

Beijos!

Camila

Suzi disse...

Que legal, Du!
Agradeço sua participação, e as "honras" pela iniciativa pertencem à Julia, do etc e tal, que foi quem começou essa corrente do bem; eu também só peguei uma carona, e fico feliz de ver tanta gente bacana subindo no trem!

Que Deus abençoe a todos!

Suzi disse...

Valeu, Pedro! Valeu mesmo!!
Um gesto de bondade que pode significar vida e alegria para alguém em dor.
Grande abraço!

Suzi disse...

Layla, que a bênção que você está proporcionando à Angela (alguém que nem sequer conhecemos) retorne para abençoar sua vida também.

Um grande abraço!

Suzi disse...

Camila, assim como você, eu estou tentando fazer a minha parte nessa corrente do bem.

Se cada um de nós fizer o que estiver dentro de suas possibilidades, daremos um grande passo! Que Deus abençoe cada elo dessa corrente!

Um beijo!

Leandro Neres disse...

Suzi, hj a noite eu deixo um link no meu blog sobre a campanha!
Bjos!
Leandro

Suzi disse...

Legal, Leandro!! Muito legal!!!
Deus te abençoe também!
Grande abraço!

Juliana Freitas disse...

Suzi,

Caraca, vim te pedir desculpas pelo mal jeito como respondi você no blog. Nâo notei mesmo que estava sendo super grosseira, mas o Amigão chamou minha atenção e eu fui reler: fui muito grossa mesmo! Mas te garanto que na hora que eu respondi, achei que fosse soar como uma piadinha do tipo:"Tá doida, fia? Errando de endereço?" POr favor, me desculpe. Jamais foi minha intenção ser mal educada!

No mais, já havia lido seu post e só estou esperando ter um pouco mais de tempo para ajudar nesta campanha! Amanhã a minha vida volta ao normal!

POr favor, me desculpe mais uma vez. Tô aqui morrendo de vergonha!

Ju

Anônimo disse...

Suzi,
pode ter certeza que irei colaborar!! Eu vi o recadinho lá no meu blog e participarei desse momento de solidariedade. isso é mto importante pra nós!!
Beijoos

Suzi disse...

Tudo bem, JU-liana. rs*

O que importa mesmo, agora, é não romper a corrente do bem. "Toca o barco!"

Um abraço e muito grata por ajudar a diminuir o peso da carga que a Angela tem carregado.

Suzi disse...

Oi, Su, que bom ter sua participação também! E a gente teria uma porção de músicas pra emplacar na campanha, né?
:o)

Anônimo disse...

Li que a operação era quinta-feira. Foi ontem? Você teve notícias?

Suzi disse...

Não, Cris. Sexta-feira, dia 17.

"Angela será operada dia 17 de outubro, numa clínica particular (ClinLife), pelas mãos da Drª. Maria Cassia."

Ainda temos um tempinho, até lá. Para ajudar da forma que pudermos, seja divulgando a campanha, seja doando cinco reais, seja enviando um e-mail de apoio, expressando palavras de força e de fé, ou, quem sabe, tudo isso ao mesmo tempo.

Grata por sua preocupação e apoio.
Um beijo.

rnt disse...

pra transferir pelo site do bb, precisa do número da "variação da poupança"... manda pra mim, por favor. grata. :)

Suzi disse...

Xiiii, rnt...
o que será isso?? "variação da poupança"??
bem, vou tentar fazer contato com a angela, e ver se descubro isso, ok?
fiz pelo real e lá eles não pedem isso, só o cpf. vou tentar arrumar, e assim que eu conseguir coloco aqui pra você, tá bom?

um beijo e muito grata, por sua ajuda.

Suzi disse...

ja atualizei o post, rnt, com a informação que você precisa: o número da variação é 1 (um).

;)

beijos e, mais uma vez, muito grata por seu envolvimento.

Jac C. disse...

Achei maravilhosa essa sua iniciativa. Faz tempo que não visito a Ângela. Darei uma passadinha lá depois daqui.
Estou anotando os dados.
Bjs

Suzi disse...

A idéia original nem foi minha, Jac, mas o que vale é a corrente que está se formando! Que bom que você também se dispôs a ajudar!
Acredito que semana que vem a Angela já conseguirá um jeitinho de nos dar notícias. Vamos aguardar, enquanto continuamos ajudando, dando a nossa força.
Um beijo!
;)

Anônimo disse...

postei no meu blog!
e vou ajudar amanhã!
beijos!

Suzi disse...

Ô, Mariana! Que beleza você também querer ajudar de todas as formas!
Deus abençoe você e que seu coração seja sempre assim, aberto, caridoso.
Grande abraço!

Cristiano Barbosa disse...

Olá, Suzi... não conheço você mas vejo que é uma pessoa sensível e que se interessa pelo teu semelhante... somente hoje tomei conhecimento... em que pé está a situação dela ?