quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

Livros & Trilhos


"No dia 13 de dezembro de 2006, o Metrô Rio inaugurou a Biblioteca Livros & Trilhos na Estação Central.

O projeto foi criado pelo Instituto Brasil Leitor, com Patrocínio da Visa e realização do Metrô Rio, e tem como objetivo incentivar o hábito de leitura da população, que não pagará pelo empréstimo dos livros e nem pela carterinha de sócio.
O projeto já foi implantado com sucesso no Metrô de São Paulo, onde existem três bibliotecas em diferentes estações. A biblioteca contará com um acervo inicial de, aproximadamente, 2.300 exemplares de diversos autores e títulos, com um universo de livros que vai desde ficção até culinária.

Horário de funcionamento: segunda a sexta entre 11h e 20h"


Pois eu conferi, e a lista de autores traz Clarice Lispector, Drummond, Casimiro de Abreu, Augusto dos Anjos, Nelson Motta, João Ubaldo, Álvares de Azevedo, Moacyr Scliar, Fernando Sabino, Veríssimo, Malba Tahan, Mário Prata, Quintana, Machado de Assis, Rubem Braga, Lya Luft, Vinicius, Monteiro Lobato, Martha Medeiros, Jabor, Lygia F.Telles, Professor Pasquale, Zélia Gattai, W.Olivetto, G.Dimenstein, Paul Singer, James C.Hunter, Frei Betto, A.Boal, Drauzio Varella, Ruy Castro, Danuza Leão, Ziraldo, Cony, Graciliano Ramos, Pedro Bial, A.Saint-Exupéry, Chico Alencar, Sartre, Charles Perrault, Arnaldo Antunes, Millôr, L.Câmara Cascudo, Piaget, Mario de Andrade, G.García Marquez, Florbela Espanca, Paulo Freire, St.Agostinho, Jorge Amado, Maria José Dupré, Sylvia Orthof, Ganymédes José, Orígenes Lessa, Stanislaw Ponte Preta, Ruth Rocha, Ana Maria Machado... para citar só alguns.

(fonte: www.metrorio.com.br
)

14 comentários:

Anônimo disse...

já é um avanço pra um país de analfas, onde o livro é caro pra caramba!

Anônimo disse...

esqueci de deixar beijinho e dizer q te mandei um email com o número do processo de R. pra vc, se puder, dar uma olhada no andamento

Suzi disse...

É. Livro caro e leituras pouco (ou inadequadamente) estimuladas, nas escolas. Tomara que a idéia emplaque!

(sistema fora do ar, desde ontem. por ora não consigo ver nada do processo de R.)

Suzi disse...

ah! e beijinho pra você tb!
;o)

Gioconda disse...

Uau que bacana....mas uma perguntinha básica e meio chata...as pessoas devolvem os livros?
Nossa, isso devia ter em todas as estações, as pessoas precisam ler mais. Ainda eta semana estava assistindo ao filme Fahrenheit 451 (não sei se escreve assim e agora tô com preguiça de procurar). Já viu? Pois veja, é sensacional...vc vai entender pq digo isso!
bjs

Suzi disse...

Gio, eu acho que quando os projetos são bem organizados, quando as pessoas percebem que a coisa é séria, elas são sérias também; eu acredito que devolvam, sim; deve ser mesmo como nas bibliotecas usuais - alguns atrasam, outros até perdem, não devolvem - mas nada que já não esteja na previsão dos organizadores. Nada que comprometa o sucesso da empreitada.

Quanto ao "Farenheight", só vi o 9/11, do M.Moore (muito bom, aliás!!).
O 451 eu não vi (ainda).

Anônimo disse...

Já elogiei ontem e hoje, com mais detalhes graças à tua pesquisa, reitero o elogio. É importante em países com fracos hábitos de leitura, como também é o caso de Portugal, e onde os livros são caros (porque são, embora possa ser também uma questão de opção entre gastar dinheiro em coisas dispensáveis ou comprar um livro, no caso, friso, de pessoas remediadas), que se faça um estímulo à descoberta de autores. Gostei de ver Florbela Espanca no rol. Bjos

Custódia C. disse...

Fico encantada, sempre que descubro estas iniciativas de incentivo à leitura.
Seja no Brasil ou em Portugal!
O que se ganha, quando se lê!!!

marta r disse...

Muito gira esta ideia. E a lista de autores é francamente boa...

(Claro que Clarice Lispector tinha que vir em primeiro, né?)

Suzi disse...

Miguel, eu concordo plenamente com o que você disse. A vida é feita de prioridades. Muitas vezes, o dinheiro que poderia ser gasto com livros e cultura é disperdiçado com bobagens, ou excessos, e depois se reclama que tudo é muito caro. Mas de quantas pequenas coisas sem importância (ou de menor importância), "baratas", se faz um "caro" que vale a pena?

Bj!

Suzi disse...

Ccc, Monteiro Lobato dizia: "Um país se faz com homens e livros."

É isso!
:o)

Suzi disse...

Ah!, Miguel, eu AMO FLORBELA ESPANCA!!!

;o)

Suzi disse...

Martinha,
é claro que eu tratei logo de procurar minha queridinha Clarice!!!
Mas viste quantas outras gentes boas??

Beijinhos!

rps disse...

Parece-me uma bela ideia!
Mas não "desaparecem" livros?...