quinta-feira, 4 de janeiro de 2007

Analfabetos do amor - por Nelson Rodrigues - continuação


"1 - Amigos, temos uma vastíssima experiência amorosa. A história do coração humano começou, precisamente, em Adão e Eva. Era o primeiro casal de terra e com uma vantagem considerável: - Não tinha parentes, não tinha vizinhos, não tinha fornecedores. Alguém poderia objetar (talvez com razão) que a serpente fazia as vezes de sogra, de cunhada, de amiga etc.

2 - Mas o que eu queria dizer é o óbvio ululante, ou seja: - Com Adão e Eva houve o primeiro flerte, o primeiro namoro, o primeiro casamento. Eu ia acrescentar - e a primeira infidelidade. Mas trair com quem? Quero crer que Eva foi, talvez contrafeita, uma mulher rigorosamente fiel. Eu imagino o que teria sido, num confortável paraíso, a noite de núpcias do primeiro casal.

3 - Pois bem. Isso ocorreu há muito tempo. Eu vos digo: essa experiência amorosa, que vem através dos milênios, não nos adianta de nada, nem nos abriu os olhos. O homem, que sabe de tudo, nada sabe de amor. Eu diria, se me permitem, que em amor o homem é tão analfabeto como um pássaro. Ou melhor: o pássaro tem, a seu favor, a vantagem do instinto puro, livre e clarividente. Ao passo que cada um de nós carrega, nas costas, não sei quantos preconceitos, não sei quantos equívocos. Eis a verdade: Falta-nos a espontaneidade de uma cambaxirra. E vou mais longe - o nosso amor é triste."
(continua)

14 comentários:

Anônimo disse...

se não fosse dizer a me dizer que isso é NR, eu duvidaria!

surpreendente!

* eu sou sua bloguídola ???? kkkkkk... vc tá bem, boneca? ou isso é efeito de MTDB?????


beijocas

Anônimo disse...

afff.. a pressa é uma droga!!!!

leia " se não fosse você a me dizer...."

Suzi disse...

Pois é, mulher... isso é NR!!!
Acredite se quiser! E ainda vem "o meio", mais tarde. Sensível ele estava, não?

Bj!

Suzi disse...

(ah! e é claro que eu entendi o que estava escrito; eu estou na sua meeeente... kkkkkkkkkkkk) acordei boba, hoje, né?

Custódia C. disse...

Começa a surpreender este NR :)

UmZé disse...

Suzy, como já disse sou fã do Nelson pela criatividade e pela ironia na escrita. Ele consegue usar as palavras e atingir seu propósito. Frases como "Eva foi, talvez contrafeita, uma mulher rigorosamente fiel", independente de moralidade, são ótimas para o universo dessa literatura.
Porém, acho que já estamos deixando o analfabetismo para trás e entrando em processo de alfabetização. É pouco, eu sei, mas caminhamos. As sensibilidades aparecem embora o embrutecimento ainda predomine. Está nas mãos de cada um de nós alfabetizar-se e transferir aprendizagem...
Um beijão.

Anônimo disse...

Suzi, vou ficar à espera da continuação para tirar as minhas conclusões finais. Concordo ou não com NR, eis a (grande) questão? Rs. Bjos

Alba Regina disse...

até aqui, eu concordo com nelson. beijo. ;)

Suzi disse...

Ainda tem as partes 4, 5 e 6 dessa crônica, amanhã, Ccc.
;o)

Suzi disse...

Umzé, gostei disso, ó:
"As sensibilidades aparecem embora o embrutecimento ainda predomine. Está nas mãos de cada um de nós alfabetizar-se e transferir aprendizagem..."

Gostei mesmo!

Suzi disse...

Perfeito, Miguel. A visão do todo, não é? Pois aguardemos. Amanhã eu vou postar o restante.
Bj!

Suzi disse...

Amanhã tem mais, Bibinha. E vamos ver quem continua concordando e no que discordamos do moço.
;o)

Gioconda disse...

Viva nelson!

Suzi disse...

Gio, como disse a Mônica, se não estivesse escrito que isso é NR, duvido que reconheceríamos, né não?!
;o)