terça-feira, 29 de agosto de 2006

Sobre perguntas e respostas

Em algum momento da minha vida eu decidi que nem sempre devo fazer perguntas, quando quero saber. Descobri que as pessoas falam aquilo que acham que devem falar; e não será porque você pergunta e porque o outro responde que virá a verdade.
Então, pouco ou nada importa que se façam perguntas; a resposta depende sempre do querer do outro - e ele pode escolher entre responder o que lhe convém, ou dizer, realmente, a verdade, ainda que inoportuna.
Pra mim, o que importa, mesmo, é que a mentira não seja dita; e eu acho que é muito mais possível que a verdade venha espontaneamente, do que a partir de uma pergunta. Se "toda verdade é provisória" - segundo Emília Ferreiro - e se não importa saber todas as coisas, ainda acho que se alguém não falou alguma delas é porque não julgava aquilo importante - ao menos para o outro, naquele momento. Tudo o que é importante é o que se fala.

Mas posso estar completamente errada...

9 comentários:

Luís F disse...

Bom Dia Suzi!!Também acho que a verdade vem sempre à tona... Mas é desagradável quando sentes que a pessoa não está a ser totalmente explícita. Para mim a omissão é um mecanismo da mentira... A transparência é tudo e quando existe opacidade, talvez o melhor seja procurar a claridade... Bjs.

Anônimo disse...

Suzy,
Condordo com Luís. Esse negócio de omitir, muitas vezes porque a verdade não é tão agradável, é horrível. Ainda é uma forma de manipulação. Tinha um aqui em casa que se dava muito mal sendo assim com as outras pessoas, melhorou MUITO... Mas, ainda pode ficar melhor...
;-)
Sandra

Mosana disse...

ui.. q profundo isso td,,,
concordo com os caras ai tb.. mas concordo com vc.. de repente o q eh importante para eu dizer a vc.. nem eh tao importante para vc saber.. e eu acabo sem querer omitindo informações que vc consideraria muito mais importantes.. faz parte.. eu acho!
acho que eh por isso que temos mais afinidades com umas pessoas do q com outras.. umas dizem sempre aquilo que é verdade, e nos é importante saber, normalmente essas, são nossas amigas!
;)
Beijos

Taia disse...

Eu acho que a verdade sempre aparece.
De uma forma ou outra ela estará lá.
Não gosto de mentiras, evito contá-las, mas as vezes escapa.
Beijo

Luis disse...

Suzi... "Perguntar não ofende!"
A pergunta é necessária para mostrarmos o nosso interesse por alguém. Se pergunto como estás, ou porque estás triste ou porque estás contente, é porque me interesso, preocupo e gosto de ti! E temos de ser realistas, é bom que gostem de nós...
A mentira ou a hipocrisia jamais deveriam existir, concordo plenamente com isso!
No que concerne a questões mais delicadas, corremos na verdade o risco de receber uma meia verdade ou uma meia mentira... Mas quando essa pessoa assim o entender saberá que pode contar com o nosso interesse e apoio, isto é que é o fundamental (para mim)! Quantos de nós já recebemos respostas evasivas, que nos frustram e revoltam? Quantos já as demos, apenas porque não estamos preparados para a verdade e para a partilha?
Receber uma resposta evasiva é o risco que corremos por gostarmos de alguém.
Agora se nós estamos do outro lado, devemos a nossa sinceridade a quem nos pergunta, se essa pessoa for merecedora disso, mas isto é outra questão!
Bj

P.S. - Fui confuso se calhar, mas este assunto não se consegue resumir...

Gioconda disse...

Nossa Suzi...eu concordo totalmente com vc! E acho mesmo que às vezes a verdade é uma ilusão, uma coisa etérea mesmo. Depende muito de quem diz. A verdade pode ser inúmeras verdades dependendo da ótica. Isto é outra coisa que acho também...

marta r disse...

Eu prefiro fazer milhões de perguntas. A verdade deverá estar algures entre algumas das respostas. É só descobrir.

Alba Regina disse...

eu tbm evito fazer perguntas. e a verdade é como o gato. só aparece quando deseja. mas sempre, sempre aparece!!! beijo!!! ^^

Suzi disse...

Cabeças pensantes, cabeças "voantes", mentes viajantes.
Verdades, omissões, mentiras, meias-verdades, meias-mentiras... tanto pano pra manga, hein?

Eu também acho que omissão não é legal. O que eu disse é que não é, necessariamente a partir de uma pergunta, que a verdade aparece.

Mas repito: posso estar errada...
;o)